Nas Notícias

Cooperativa de jornalistas lança amanhã o semanário “A Manhã”

jornaisSeis jornalistas no desemprego reuniram-se em cooperativa e vão lançar, amanhã, uma publicação com sede em Gondomar. O semanário “A Manhã” quer aliar o “rendimento” de uma empresa à “liberdade de fazer jornalismo”, como resume o diretor Paulo F. Silva.

É lançado amanhã o semanário “A Manhã”, elaborado uma cooperativa de seis jornalistas. Os profissionais estavam no desemprego, “vítimas de despedimentos coletivos”, e responderam “apostando na via cooperativa para garantir o seu rendimento e a liberdade de fazer jornalismo”, como explicou o diretor da publicação, Paulo F. Silva, no comunicado publicado no site do Sindicato dos Jornalistas.

“O conteúdo do jornal, além de privilegiar espaço para reportagens e entrevista, numa vertente regional, consagrada ao concelho de Gondomar, contará com um destaque semanal, páginas dedicadas ao desporto concelhio e à informação judicial e policial”, antecipou o responsável.

O semanário vai ser publicado às quintas-feiras, com uma tiragem média de 3000 exemplares, reforçada nas duas primeiras com mais 2000 exemplares. Serão 24 páginas a cores, em formato tabloide, com o preço de capa de 50 cêntimos.

Paulo F. Silva acrescentou que esta “iniciativa de seis profissionais da Comunicação Social, com dezenas de anos de trabalho, inclusive, premiado, mas atingidos por despedimentos coletivos na sequência de processos de reestruturação desenvolvidos nas suas empresas de origem, quer contrariar a estatística oficial: é que mais de duas centenas de jornalistas das redações do Porto de vários órgãos de Comunicação Social perderam o emprego nos últimos anos”.

A via cooperativa foi a resposta para contrariar essa estatística: “todos sabemos que, para inalar, satisfeitos e orgulhosos, o cheiro de tinta em papel impresso, e pago com o nosso próprio suor e bolso, corremos um risco de antanho. Mas todos nós, e sem exceção, sabemos que, muito provavelmente, este é o único modo de (ainda) nos sentirmos vivos e livres. Nem todos podem dizer que trabalham muito e gostam do que fazem. Por agora, nós conseguimos fazê-lo”.

Em destaque

Subir