Mundo

Convento e orfanato escondia vala com ossos de quase 800 crianças

vala no convento 210vala no conventoOs ossos de 796 crianças foram encontrados numa vala comum junto a antigo convento católico, na Irlanda. A população pensava tratar-se de um cemitério do século XIX, mas uma historiadora acredita que serão de crianças que viveram num orfanato a meio do século passado.

Os ossos de 796 crianças encontrados numa vala comum na cidade de Tuam, junto ao antigo mosteiro de Country Galway, lançaram uma nuvem de suspeição sobre a Igreja católica. Isto porque o local acolheu, entre 1925 e 1961, um lar para mães solteiras e um orfanato.

A descoberta não surpreendeu a população, que acreditava tratarem-se dos restos mortais das vítimas da ‘grande fome’ do século XIX. Só que a historiadora Catherine Corless acredita que as vítimas serão mais recentes e todas elas menores de idade.

“Uma pessoa disse-me que existia um cemitério de recém-nascidos. No entanto, o que encontrei foi muito mais do que isso”, afirmou a historiadora, numa entrevista à agência AFP.

Os corpos, enterrados sem caixão nem lápide, deveriam ser dos filhos das mães solteiras que, entre 1925 e 1961, procuraram refúgio num lar católico gerido pelas freiras da congregação de Bon Secours e de órfãos que teriam sido entregues à instituição, no mesmo período. Nesse período, as crianças nascidas fora do casamento (católico) não podiam ser batizadas e, em consequência, não poderiam ser enterradas como um cristão.

As acusações da historiadora fizeram levantar a suspeita de novos casos de negligência infantil na Igreja católica irlandesa, referentes a uma era (a primeira metade do século XX) em que o país apresentava uma das piores taxas de mortalidade infantil da Europa, tendo na tuberculose a principal causa.

As autoridades estão a ser pressionadas para apurar se as 796 crianças terão morrido devido a doença ou, como acusam alguns, por subnutrição ou maus tratos. É o caso de William Dolan, familiar de uma criança que viveu no orfanato e que denunciou judicialmente a situação.

A base para estas acusações é a inspeção realizada em 1944, na qual ficaram registadas evidências de desnutrição entre algumas das 271 crianças que, então, viviam na instituição.

Os responsáveis pelo antigo convento já vieram a público garantir que desconheciam a numerosa ‘ocupação’ do cemitério do orfanato e manifestaram-se disponíveis para colaborar na identificação dos 796 corpos.

A nível oficial, a Irlanda já realizou quatro grandes investigações sobre o abuso de crianças e a negligência de paróquias católicas: a mais recente data de 1990.

Em destaque

Subir