Nas Notícias

Controle Mental

Controlar a mente enche-nos de paz.

Muitas pessoas dizem que é difícil controlar a mente, por causa da sua característica de ser como um macaco, sempre a saltar sem nunca acalmar. Além disso, quando o nosso corpo está imóvel, a nossa mente está muito activa.

Por isso, muitos perguntam: como parar a mente?

Temos que perceber que a nossa mente está sempre a saltar de pensamento em pensamento e é muito difícil de a controlar, o que nos torna difícil a concentração.

Treinos e técnicas de rotina são necessários para sermos capazes de controlá-la de forma a torná-la mais calma. Aqueles que são capazes de controlar a mente serão pessoas sábias. Caso contrário, se alguém é controlado pela própria mente, terá uma vida complicada.

Todos nós queremos ser sábios, sugiro que siga estas indicações:

Sente-se, relaxe, não se esqueça de colocar a língua no palato, comande o corpo para ficar imóvel e tente observar a mente. Os pensamentos vão surgir; por vezes, acontecimentos de há muito tempo que não foram esquecidos vão surgir também. Tome consciência do primeiro pensamento, o que significa não deixar que a sua mente crie o segundo pensamento, o terceiro pensamento e finalmente vão surgir lembranças de acontecimentos passados. Faça consciência do primeiro pensamento que surgir, e com intenção, tente abandoná-lo ou removê-lo. Silenciosamente diga: “Tudo bem, eu sei que este é o meu pensamento, e eu estou a removê-lo.” Se o fizermos muitas vezes, então a condição da sua mente será simplificada. Quanto mais praticar, mais tranquilidade terá. O nosso cérebro é como um computador. Dará erro se muitas memórias ficarem lá dentro.

Imagine: se todos os eventos da sua vida são registados no interior, o que vai acontecer?

O processo de aprendizagem da vida é um processo de perceber e de remover, uma por uma, gravações na nossa mente que nos fazem ser apegados e complicados. Temos de ser capazes de perdoar todos os processos da nossa vida, de nos perdoar e de perdoar os outros que estão relacionados connosco, para que sejamos capazes de esquecer todas as gravações anteriores. Portanto, quando algo surge como primeiro pensamento, já não iremos estar ressentidos ou em sofrimento, o que leva a que a nossa mente não fique mais complicada. A complicação acontece porque não somos capazes de estar tranquilos connosco.

Tente praticar uma rotina para controlar a sua mente, porque ainda muitas gravações/recordações têm de ser removidas e esquecidas.

Preencha-se hoje apenas com pensamentos positivos, para que a qualidade da sua vida seja melhor.

Poupe o seu tempo para se entender a si mesmo e encha a sua vida de paz, porque a sua mente é capaz de ser controlada.

Em destaque

Subir