Tecnologia

Controlar dispositivos a partir da mente pode ser possível daqui a cinco anos

cerebro_qi_1A informação é avançada pela IBM, a gigante tecnológica com um departamento de investigação dos mais avançados do mundo.

Controlar um computador ou um telemóvel só com o uso da mente pode vir a ser possível dentro de cinco anos. Quem o diz são os responsáveis pelo Departamento de Investigação da IBM. As teclas deram no passado lugar ao reconhecimento pela voz, mas o mundo da tecnologia não para e num futuro próximo aquilo que apenas terá provavelmente de fazer é… pensar.

A gigante tecnológica divulgou um vídeo onde fala sobre o assunto e aponta 2017 como prazo a que tal seja possível. A tecnologia será capaz de interpretar os sinais elétricos do cérebro e transformá-los em ordens para os dispositivos. Ligar o computador ou acender as luzes de casa são alguns dos exemplos.

Mas não é só, este avanço tecnológico pode ter um impacto enorme na medicina ajudando por doentes com problemas cerebrais, autismo por exemplo, a desempenharem simples tarefas.

Dentro de cinco anos está previsto ainda mais. O Departamento de Investigação da empresa norte-americana afirma também que dentro deste prazo pode também ser possível gerar energia através dos movimentos simples feitos diariamente pelas pessoas, como andar de bicicleta ou simplesmente caminhar.

Veja aqui o vídeo.

Em destaque

Subir