TV

Confissão: Controlador ferroviário estava a jogar no telemóvel e os comboios… chocaram

A colisão de dois comboios em fevereiro, na Alemanha, ocorreu quando o controlador estava a jogar, no telemóvel. O alemão, ontem detido, terá ainda feito um sinal errado e carregado nos botões errados, falhando em evitar o acidente que provocou 11 mortos.

As informações foram avançadas pelo gabinete do procurador encarregado da investigação ao acidente de 9 de fevereiro, quando dois comboios, transportando um total de 150 pessoas, colidiram de frente, a alta velocidade.

Do acidente ferroviário, o maior na Alemanha desde 1998, resultou a morte 11 pessoas.

Segundo o gabinete do procurador da cidade de Traunstein, junto à fronteira com a Áustria, o controlador de tráfego ferroviário, ontem detido para inquérito, “”estava ligado no telemóvel durante o turno da manhã do acidente, começou um jogo de computador online e jogou ativamente até pouco antes antes da colisão do comboios”.

O controlador, de nacionalidade alemã, pode vir a responder por homicídios por negligência.

Ainda na fase de inquérito, o trabalhador negou que estivesse distraído com o jogo, mas a Procuradoria da Baviera concluiu que o homem não estava a prestar atenção a uma intersecção de tráfego crítica.

“O controlador deu um sinal errado aos comboios e depois apertou os botões errados ao emitir um sinal de socorro, o que significa que não foi ouvido pelos maquinistas”, acrescentou o gabinete do procurador.

O acidente ocorreu num troço de seis quilómetros entre as cidades de Bad Aibling e Kolbermoor, já perto da fronteira com a Áustria.

https://www.youtube.com/watch?v=dYCgRE-Sdko

Em destaque

Subir