Tecnologia

Contrato que deu origem à Apple, assinado por Steve Jobs, vai a leilão

apple_1Documento vai ter como base de licitação mínima cerca de 75 mil euros. Foi assinado pelos três sócios que fundaram aquela que se viria a tornar mais tarde numa das maiores empresas do mundo.

A Shoteby’s, uma leiloeira norte-americana, vai leiloar o contracto que deu origem à Apple, assinado a 1 de abrir de 1976, pelos três sócios fundadores: Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

O documento pertencia até então a um colecionador de manuscritos, que pretende agora vendê-lo por um valor nunca inferior a 75 mil euros, base de licitação inicial.

Segundo a Shoteby’s, a sociedade na Apple era na altura dividida em três partes. Steve Jobs e e Steve Wozniak ficarão com 45 por cento da empresa cada. Os restantes 10 eram a parte de Ronald Wayne, que terá ele mesmo redigido o contracto. Pouco tempo depois, viria a abandonar a companhia a troco de cerca de 800 dólares, por duvidar do sucesso da mesma.

A Shoteby’s coloca agora em leilão um documento histórico: “faz parte da história financeira e tecnológica dos Estados Unidos” afirma Richard Austin, responsável da leiloeira.

O leilão está marcado para o próximo dia 13 de dezembro, em Nova Iorque e promete juntar licitadores de todo o mundo.

Em destaque

Subir