Cultura

Contra Merkel, galos de Barcelos: É a arte contemporânea de ‘não morrer pelo euro’

galos de merkel“Não podemos morrer pelo euro” é o nome da performance em que Angela Merkel é ‘bombardeada’ por galos de Barcelos. Com este trabalho, Susna Chiocca marca presença numa exposição de arte contemporânea em Londres. Entre os 16 artistas há vários portugueses.

Pela segunda vez, uma imagem de Angela Merkel, a chanceler da Alemanha, vai ser ‘bombardeada’ por galos de Barcelos, durante a mostra ‘Art Stabs Power: que se vayan todos!’.

O ‘ataque’ está agendado para hoje, em Londres (Inglaterra), e tem por nome ‘Não podemos morrer pelo euro’.

A performance artística de Susana Chiocca foi estreada no ano passado em Amesterdão, na Holanda, e vai ser agora apresentada em Londres no âmbito da inauguração de uma exposição coletiva de arte contemporânea.

Entre os 16 artistas presentes em Londres, a maioria é portuguesa.

A mostra aborda a crise social e política, promovendo “uma imagética” comum que sirva para “mostrar cólera”, como explicou a programadora Inês Valle.

“Esta é uma situação global, a crise é global, não afeta só portugueses”, reforçou, em declarações à Lusa.

A exposição é composta por mais de 20 projetos , nos formatos de performance, vídeo, pintura, escultura, instalação e fotografia.

Alexandre Lima Sequeira, António Lago, Beatriz Albuquerque, Fernando J. Ribeiro, Filipe Marques, Hugo de Almeida Pinho, Inês Teles, Joana Gomes, José Almeida Pereira, Jorge André Catarino, Pauliana Valente Pimentel e Paulo Mendes são os outros artistas portugueses presentes.

Quanto à performance ‘Não podemos morrer pelo euro’, foi concebida após a visita de Merkel a Portugal em novembro de 2012.

Em destaque

Subir