Nas Notícias

Continente, Madeira e Açores com níveis muito elevados de exposição aos UV

Quase todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, todo o país está com risco muito elevado de exposição à radiação UV, com exceção do distrito de Viana do Castelo, no continente, e a ilha de São Miguel, grupo oriental dos Açores, que está com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais do litoral Norte e Centro, e no interior do Alentejo até meio da manhã.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro até final da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, sendo moderado no litoral a sul do Cabo Mondego, em especial durante a tarde, soprando temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas, vento vai soprar moderado a forte de noroeste até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Viseu) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Évora).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos na madrugada e manhã e vento norte bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 25 graus, na Horta e em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 26.

Em destaque

Subir