Nas Notícias

Continente, Madeira e Açores com níveis muito elevados de exposição aos UV

Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto do Mar e da Atmosfera.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até final da manhã e no interior do Alentejo até meio da manhã e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até final da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima no litoral Centro e na região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (Faro, Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 32 (Évora, Beja e Castelo Branco).

Para a Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas da ilha até ao início da manhã.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do meio da tarde.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 25 graus.

O IPMA prevê para hoje nas ilhas das Flores e Corvo, grupo ocidental dos Açores, períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento oeste bonançoso a moderado.

Para as ilhas Graciosa, Terceira, Pico, Faial e S. Jorge, no grupo central, prevê-se céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a bonançoso de norte, rodando para oeste.

Segundo o IPMA, para as ilhas de S. Miguel e Santa Maria, no grupo oriental, prevê-se céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso de nordeste, rodando para noroeste.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 18 e os 27 graus Celsius, na Horta e em Angra do Heroísmo entre os 18 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 25.

Em destaque

Subir