Mundo

Contágios por Ébola subiram 41,2% de 15 de outubro a 05 de novembro

Mais de 300 pessoas foram contagiadas pelo ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) até 05 de novembro, um aumento de 41,2 por cento desde 15 de outubro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a epidemia.

Os dados da OMS reportados a 05 de novembro indicam a existência de 305 pessoas sinalizadas nas províncias de Norte Kivu e Ituri desde 01 de agosto último, embora 35 casos ainda não estejam ainda confirmados que o motivo de doença é a contaminação com o vírus ébola.

O registo da passada segunda-feira é superior em 41,6 por cento ao número de casos em 15 de outubro – 216.

Em 28 desse mesmo mês, 13 dias depois, os casos de contaminação de ébola detetados subiram para 274.

Com uma tendência de crescimento menos acentuada está o número de mortos provocados pelo ébola, atualizado para 189 na segunda-feira passada.

Em 28 de novembro, registavam-se 174 mortos desde que foi declarada a epidemia, em 01 de agosto passado, e que atinge principalmente as províncias de Norte Kivu e Ituri, as mais populosas na RDCongo.

As mortes registadas por contágio do vírus ébola são mais expressivas nas faixas etárias dos 25 aos 44 anos nos homens e dos 15 aos 24 nas mulheres.

Esta epidemia de ébola foi constatada em Mangina, nas províncias de Norte-Kivu e Ituri, alastrando até perto da fronteira com o Uganda, em Beni, região do grupo armado ADF, que multiplicou os ataques contra civis, o que complicou a resposta sanitária.

O Uganda iniciou já a vacinação dos funcionários na fronteira com RDCongo, onde se regista um trânsito contínuo entre os dois países.

Nos últimos meses, a ONU inquietou-se com o risco de propagação da epidemia ao Burundi, Uganda, Ruanda e Sudão do Sul e, na semana passada, uma resolução do Conselho de Segurança instou estes países africanos a reforçarem as capacidades operacionais para lutar contra a doença, em total cooperação com a OMS.

A RDCongo foi atingida nove vezes pela ébola, depois da primeira aparição em 1976 do vírus, que se transmite por contacto físico através de fluidos corporais infetados e que provoca febre hemorrágica.

Em destaque

Subir