Mundo

‘Contabilista de Auschwitz’, de 96 anos, vai mesmo para a prisão

Condenado a quatro anos de prisão, Oskar Groening, o ‘contabilista de Auschwitz’ e que tem 96 anos, terá mesmo de cumprir a pena, depois da justiça alemã ter recusado o pedido de clemência.

Foi em 2015 que o antigo suboficial das SS, a tropa de elite do regime nazi, acabou condenado a quatro anos de prisão por cumplicidade na morte de 300 mil pessoas, na grande maioria judeus.

Durante a II Guerra Mundial, Oskar Groening era o ‘contabilista de Auschwitz’, tendo por funções recolher o dinheiro e os bens dos prisioneiros que entravam no infame campo da morte.

Esses valores eram depois encaminhados para Berlim, fazendo com que as vítimas ajudassem a financiar o esforço de guerra nazi.

Oskar Groening, que não teve papel ativo no extermínio dos prisioneiros, admitiu durante o julgamento ser “moralmente culpado” de mais de 300 mil mortes em Auschwitz.

Na sequência da condenação, em 2015, os advogados do ‘contabilista de Auschwitz’ apresentaram um pedido de clemência (agora recusado), com base na idade avançada de Oskar Groening e no papel assumido por este mais para o final do século XX.

Isto porque, a partir dos anos 80, o antigo suboficial das SS transformou-se numa testemunha dos horrores do Holocausto, confirmando como eram operados “as câmaras de gás, os crematórios e o processo de escolha” dos prisioneiros a exterminar.

Recusado o pedido de clemência, a pena de prisão torna-se efetiva.

Em destaque

Subir