Mundo

Conta no Twitter de Nicolás Maduro alvo de ataque de piratas em dia de eleições

nicolas maduroA conta no Twitter de Nicolás Maduro foi alvo de um ataque neste domingo, dia de eleições na Venezuela. Os piratas Lulzsecperu, associados ao grupo Anonymous, publicaram diversos tweets em nome de Maduro, com Obama como alvo. Nestas presidenciais, os venezuelanos elegeram precisamente Nicolás Maduro.

O ataque informático à conta de Maduro no Twitter ocorreu ontem, dia de eleições presidenciais na Venezuela, poucos minutos antes do encerramento das urnas.

O grupo Lulzsecperu, afeto ao grupo Anonymous, alterou o perfil de Nicolás Maduro, com uma mensagem que faz referência ao presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.”Se la Chupo a @barackobama y a @lulzsecperu | hacked by @lulzsecperu , follow us!”, poderia ler-se na conta de Maduro, que entretanto foi encerrada.

Além de alterar o perfil, o grupo de piratas informáticos publicou algumas mensagens que davam conta de uma fraude eleitoral. Entretanto, o governo venezuelano fez uma denúncia do ataque e classificou-o de político.

Ernesto Villegas, ministro da Comunicação, recorreu precisamente ao Twitter para revelar que o ataque representa o “desespero do fascismo”. Outras contas do Twitter foram atacadas neste domingo, entre as quais a do Partido Socialista Unido de Venezuela.

A conta de Nicolás Maduro foi criada em março passado. Desde então, o recém-eleito presidente da Venezuela foi conquistando seguidores e já tem mais de 724 mil.

Este ataque surge num dia em que se conheceu o sucessor de Chávez, na presidência da Venezuela. Nicolás Maduro foi eleito com 50,66 por cento. Venceu as eleições, mas perdeu cerca de um milhão de votos, em comparação com o anterior presidente. Aliás, Maduro não ganhou sequer na terra natal de Hugo Chávez e viu o candidato da oposição, Caprilles, conquistar eleitorado nas maiores cidades do país.

Em destaque

Subir