Fórmula 1

Consumo de combustível pode ser um fator na F1 este ano

O consumo de combustível pode vir a ser um fator decisivo na Fórmula 1, já que se prevê que em alguns grandes prémios os pilotos possam ser obrigados a ‘levantar o pé’ para poderem concluir a corrida. É que depois de uma análise feita durante os testes de pré-temporada em Barcelona permitiu perceber que com as novas regras os carros vão ter um consumo maior, que será problemático em alguns circuitos.

Se é verdade que os depósitos dos novos F1 passaram a poder transportar 105 kg de gasolina (142 litros) em vez dos 100 kg (135 litros) autorizados anteriormente, os carros são mais largos e possuem rodas de maiores dimensões – mais 6cm à frente e 8cm atrás –, o que coloca problemas de consumo.

Anteriormente, a maioria das corridas a quantidade máxima de combustível nem sequer era usada, já que os construtores perceberam uma diminuição de carburante necessário com o desenvolvimento da tecnologia híbrida. Contudo noutras corridas tornou-se difícil completar uma corrida mesmo com o máximo de combustível permitido nos depósitos devido à natureza da pista.

Mas agora as maiores dimensões dos monolugares, com a carga aerodinâmica que agora têm, vão significar um aumento do arrasto na ordem dos 10 por cento. As velocidades máximas deverão descer cerca de 15 km/h, mas os pilotos vão passar cerca de 10 por centro mais de tempo de acelerador a fundo.

A velocidade em curva também subiu bastante, o que significa que os carros queimam mais combustível também nas curvas mais rápidas. A ideia é que os engenheiros dos quatro construtores ficaram surpreendidos ao perceberem que o consumo de combustível era mais alto do que esperavam e calcularam durante o inverno.

Alguns dos engenheiros esperam agora que na primeira parte de 2017 haja restrições devido ao limite de combustível. Melbourne, Bahrain e Sochi são tradicionalmente duros em termos de consumo, e será extremamente difícil gerir esse consumo, pelo que os pilotos serão forçados a levantar o pé e adotar uma velocidade moderada durante essas corridas.

Em destaque

Subir