África

Consultora FocusEconomics prevê crescimento de 3,7% em Moçambique em 2019

A consultora FocusEconomics reviu em alta a previsão de crescimento de Moçambique, esperando agora uma expansão de 3,7 por cento em 2019, o que representa uma subida de 0,2 pontos face à previsão de outubro.

“Esperamos uma aceleração do crescimento no próximo ano, apoiada pela sólida atividade de investimento que deve ser sustentada por robustas decisões finais de investimento, particularmente no setor dos megaprojetos do gás natural liquefeitos”, escrevem os analistas da FocusEconomics no relatório de dezembro sobre as economias africanas.

No documento, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os consultores baseados em Barcelona alertam, no entanto, que “o pesado fardo da dívida vai continuar a ensombrar a perspetiva de evolução da economia”, que deverá registar uma expansão de 4,2 por cento em 2020.

Para já, Moçambique deverá ter registado um ligeiro abrandamento no ritmo de crescimento no terceiro trimestre, que desceu para 3,2 por cento face ao período homólogo, o que revela uma quebra de 0,1 pontos face à expansão de 3,3 por cento no segundo trimestre deste ano.

“A expansão de julho, agosto e setembro foi sustentada pela forte expansão da indústria extrativa e pelo saudável crescimento do setor dos serviços”, mas a FocusEconomics alerta que o défice da conta corrente quase duplicou nestes meses face ao terceiro trimestre de 2018″.

Isto aconteceu, concluem, devido “às importações substancialmente mais elevadas, particularmente de combustíveis, o que deverá provavelmente levar a uma degradação dos números no conjunto do ano”.

Mais partilhadas da semana

Subir