TV

Consulte o tempo de espera nas urgências no novo portal do SNS (com vídeo)

Acaba de ser apresentado o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ferramenta que pretende facilitar o acesso físico aos utentes, através de meios virtuais. No novo espaço, pode saber os tempos de espera das urgência, assim como informações relevantes para conseguir um melhor atendimento nos hospitais públicos. Veja o vídeo de apresentação do espaço, com o ‘pai’ do SNS.

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde passam a dispor de um portal, que congrega todas as informações relevantes, para um melhor atendimento e uma melhor perceção da realidade dos hospitais públicos.

Entre as inúmeras valências deste novo espaço, destaca-se um conhecimento prévio dos tempos de espera de uma urgência, em todas as unidades de saúde públicas do país.

Esta informação que a partir de agora é tornada pública no portal resulta de um despacho, com a data de janeiro passado, que obriga a que os tempos de espera sejam divulgados.

Com estes dados na sua posse, o utente poderá escolher o hospital que lhe garante maior rapidez no atendimento, ao mesmo tempo que liberta recursos nas urgências que têm mais doentes.

Mas não são apenas os utentes que beneficiam do novo portal do SNS. Também os médicos garantem mais uma ferramenta para melhorar o seu desempenho. Desde logo, poderão saber para que hospital devem encaminhar os pacientes, em consultas de urgência ou de especialidade.

Neste espaço é possível aceder a atualizações ao segundo dos tempos de espera para urgências e também consultar listas de espera, para consultas, vacinas, informações sobre custos  com medicamentos, entre outra informação.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, destaca a capacidade do novo portal em “criar uma relação mais forte com os cidadãos” e os profissionais que prestam serviços de saúde, ao mesmo tempo que se torna possível uma plataforma de “diálogo” entre a tutela e os serviços.

A questão da transparência também é relevante. “Estamos online. E assim a nossa responsabilidade política também está. Este serviço de cidadania é um serviço público que permite , por exemplo, acompanhar o tempo de demora nas urgências ou saber se os tempos de resposta para as listas de espera estão a ser cumpridos”, salienta o ministro da tutela.

O portal fornece outras estatísticas em tempo real. Por exemplo, é possível saber diariamente qual a despesa do SNS em medicamentos. Ou saber quantas cirurgias foram realizadas. Ou quantas chamadas foram atendidas pelo serviço Saúde 24.

Pode visitar o novo portal aqui.

Veja o vídeo de apresentação do portal, com o testemunho de António Arnaut, o ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde.

 

Em destaque

Subir