Apresentações/Novidades

Construtores ‘premium’ alemães optam por estratégia dupla

BMWplantChennaiBMW 600BMW, Mercedes-Benz e Audi optaram por uma estratégia dupla para aumentarem as vendas no Ano Novo, produzindo mais carros localmente tornando os preços dos seus modelos mais competitivos em termos de preço.

Liderando este trio de marcas ‘premium’ alemãs está a BMW, que vai construir o seu topo de gama Série 7 na fábrica que possui em Chennai, na Índia, e mais tarde produzirá o compacto Série 1 na mesma unidade industrial, por forma a manter a liderança face a Audi e Mercedes.

A marca de Munique debate-se atualmente devido à fatura fiscal das vendas, pois registou uma quebra de 12 % entre Abril a Outubro, enquanto que a Audi aumentou a sua faturação em 53% em igual período. O que resultou em ambos os construtores ficarem a par em vendas em cerca de cinco mil sedans e SUV.

O presidente da BMW para a Índia, Phillip Von Sahr, afirma-se confiante em atingir os objetivos do ano anterior, assumindo que não persegue resultados em termos de volume mas melhorias em vendas de novos produtos, já que a gama da marca atravessa um processo de mudança, com o lançamento do X-6 e outros modelos.

Mas se a marca de Munique ‘ataca’ com o seu novo SUV, a Audi não fica parada, atacando o Q3 e uma nova versão do popular Q5. Além disso a marca dos quatro anéis deposita esperanças no sucesso em ‘nichos’ de mercado para modelos como o R8 Pi, o TT e o S6.

Já a Mercedes tem vindo a perder terreno, esperando que o novo ‘crossover’ do Classe B, lançado em Setembro, o Classe A, possam reverter a redução de vendas verificada no último semestre.

Também no caso da marca de Estugarda o novo SUV GL, produzindo na fábrica indiana de Pune, deve dar uma ajuda, juntamente com o novo Classe S. O objetivo é que esta unidade possa satisfazer mais de 25 mil vendas anuais, para um objetivo que no ano 2020 possa exceder as 100 mil unidades.

Em destaque

Subir