Economia

Construção: Portugal em quebra, UE a crescer

O mercado da construção está em quebra, em Portugal, com uma redução de 1,3 por cento, segundo dados do Eurostat relativos a janeiro. A União Europeia enfrenta um cenário de crescimento.

Os números da Eurostat mostram que o mercado da construção em Portugal está em contra ciclo com a realidade europeia, no que concerne aos 27 países da União Europeia.

A variação homóloga, que compara dados de janeiro de 2010 com o mesmo mês em 2011, revela mesmo uma grande variação negativa, com quebras que atingem os 8,6 por cento.

A descida portuguesa é a quarta mais significativa, superada apenas pela Espanha (43,2), Eslovénia (17,1) e Bulgária (12,4 por cento).

Na Zona Euro, o mercado da construção também regrediu, no último ano, mas apenas 4,5 pontos percentuais, enquanto a União a 27 só desceu 1,2 por cento.

No entanto, esta pequena quebra anual na UE torna-se pouco preocupante na medida em que já existe uma variação positiva, com um crescimento de 1,8 por cento, numa comparação entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.

Em destaque

Subir