Nas Notícias

Construção do novo hospital da CUF Tejo revela doca militar do século XVII

Durante as obras do novo hospital CUF Tejo, em Alcântara, foi encontrada uma antiga doca militar do século XVII. O grupo responsável pelas escavações arqueológicas, Era Arqueologia, disse que “a estrutura militar estava associada ao Forte do Sacramento ou da Alfarrobeira”, fazendo parte do “sistema defensivo do estuário do Tejo e da cidade de Lisboa”.

A empresa responsável pelas escavações publicou nas redes sociais imagens que mostram que a doca, “de estrutura tipo molhe”, já surgia em mapas novecentistas da zona.

Mas os arqueólogos fizeram outras descobertas: foram encontrados destroços de uma embarcação do século XVIII na antiga praia de Santos e estacas de madeira em Alcântara “que constituíam várias estruturas portuárias descobertas na área”.

Planta da área de de Alcântara publicado por Filipe Folque no Atlas Topográfico de Lisboa (1856-58).A doca descoberta pela equipa da ERA está representada no canto inferior direito.

Publicado por ERA Arqueologia em Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

Segundo a Era Arqueologia, estas estacas de madeira sobreviveram devido à “presença de água no sub-solo”.

Escavação arqueológica de embarcação do século XVIII descoberta na antiga praia de Santos, em Lisboa.

Publicado por ERA Arqueologia em Segunda-feira, 10 de Abril de 2017

O achado histórico está a ser “cuidadosamente avaliado, catalogado e recolhido por uma equipa de arqueólogos”, pelo que o grupo José de Mello Saúde já afirmou que as construções deverão levar mais algum tempo para proteger esta descoberta.

Desta forma, em vez de abrir ao público em 2018, como estava planeado, a previsão é que o novo hospital CUF esteja em funcionamento em 2019.

O Diário de Notícias avança com a hipótese de a estrutura antiga que foi descoberta vir a ser integrada no novo CUF, uma condição que está a ser estudada pela equipa técnica em coordenação com a Direção Geral do Património Cultural.

Documentário "Cais e estaleiro naval da antiga Praia de Santos…

Mais uma grande escavação arqueológica realizada pela ERA.Os nossos arqueólogos continuam a desvendar a História de Lisboa.Uma grande história que iremos divulgar em quatro breves episódios.Aqui fica o início…

Publicado por ERA Arqueologia em Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017

 

Em destaque

Subir