Nas Notícias

Consórcio internacional cria programa de natação sénior

A Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), as Federações de Natação de Espanha, Itália e Turquia, a Associação de Desportos Aquáticos de Malta e a Liga Europeia de Natação reuniram-se em consórcio para desenvolver um programa de natação dedicado à população sénior.

Programa tem como objetivo estimular os adultos e idosos para a prática deste desporto em segurança.

Denominado ‘Lifelong Swimming’ [Nadar ao Longo da Vida], o programa está em fase de conclusão e fornece um conjunto diversificado de estratégias que promovem os benefícios da natação no envelhecimento saudável.

Na prática, explica o coordenador da equipa portuguesa, Luis Rama, trata-se de um “programa de adaptação, ensino e treino” que “fornece uma visão holística (englobando os níveis físico, psicossocial e de bem-estar do indivíduo) para a prática de natação, ou seja, apresentamos de forma atrativa e agradável, várias atividades adaptadas ao perfil da população sénior.”

Atualmente, “a oferta para os idosos reduz-se à hidroginástica, mas a água é um meio fabuloso para explorar”.

“Além de oferecer um conjunto diversificado de atividades aquáticas e de natação, este programa inclui, por exemplo, formação de técnicos, sessões de ensino e treinos específicos, conselhos de nutrição e hidratação e diretrizes para o funcionamento de piscinas amigáveis, com infraestruturas adequadas para receber esta faixa etária”, esclarece o também docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Semelhante a um Guia de Boas Práticas, o programa foi concebido no âmbito do Projeto Europeu ‘Lifelong Swimming’, com um financiamento de meio milhão de euros do ‘Erasmus Mais’.

É dirigido essencialmente a instituições e órgãos de decisão dos estados-membros da União Europeia, com o objetivo de “criar uma rede alargada de atores (autarquias, centros de saúde e associações, entre outros) para a promoção do envelhecimento saudável, mantendo as pessoas ativas através da natação, e rentabilizando recursos”, sublinha Luís Rama.

Por outro lado, as instituições que adotarem o Programa de Natação Sénior desenvolvido pelo consórcio, e que estará disponível no final deste ano, terão a respetiva certificação.

Em Portugal, vai ser apresentado no Congresso Técnico-científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, a decorrer nos dias 23 e 24 de abril, em Setúbal.

Em destaque

Subir