Nas Notícias

Consórcio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta

Universidade_Escola_900

A mais antiga e a mais jovem das universidades portuguesas juntam-se em consórcio para alargar a presença de Portugal no mundo.

A Universidade de Coimbra comemora este ano 725 anos, o que a torna a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa. É ainda uma das mais prestigiadas universidades de língua portuguesa e é, seguramente, a mais conhecida universidade portuguesa no mundo.

A Universidade Aberta é a universidade pública portuguesa de ensino a distância. É a mais jovem das universidades públicas portuguesas, tendo sido fundada em 1988, com a missão de promover o acesso da população adulta ao ensino superior em Portugal. Atualmente desenvolve a sua atividade com base num modelo pedagógico virtual, sendo já cerca de um terço dos seus estudantes residentes fora de Portugal.

A forte parceria que se vai formar pretende “responder aos desafios colocados ao ensino superior pelas novas tecnologias de comunicação, e tornar-se na oferta de referência de ensino a distância em língua portuguesa no mundo, sem exclusão de outras línguas, em todas as áreas do conhecimento”, afirmam os Reitores da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, e da Universidade Aberta (UAb), Paulo Dias.

A Universidade de Coimbra consegue com esta parceria  oferecer licenciaturas, mestrados e doutoramentos a distância, ou em regime misto, para além de alargar substancialmente a sua oferta de cursos não conferentes de grau, beneficiando do grande conhecimento que a Universidade Aberta possui sobre este tipo de ensino.

A Universidade Aberta consegue com esta parceria alargar fortemente a sua oferta educativa, consolidando a sua presença internacional, em particular nos países de língua portuguesa.

Para ambas as universidades é também “uma oportunidade para desenvolver, em conjunto, tecnologia nova de suporte ao ensino a distância, e de inovar na oferta educativa”.

Portugal passará a contar com um grande aumento da oferta de cursos de qualidade, em língua portuguesa, disponível em todo o mundo. Saem reforçados o prestígio e a presença do país na economia global do conhecimento, aumentando a capacidade de relacionamento político, cultural e económico dos portugueses.

A concretização plena do potencial estratégico da língua portuguesa pressupõe a existência de uma forte oferta de ensino a distância, que este consórcio assume protagonizar.

Em destaque

Subir