Mundo

Conselho de Segurança da ONU estende missão no Sudão até novembro

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, na terça-feira, de forma unânime, a extensão do mandato da sua Força de Segurança Interina para Abyei (UNISFA), no Sudão, até 15 de novembro deste ano.

Além de aprovar a extensão da missão que terminava neste mês, a resolução 2469 prevê também a redução do número de tropas autorizadas para 3.550 até 15 de outubro, estando prevista uma nova redução deste número em 585 militares no último mês desta nova extensão.

A resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU pretende ainda aumentar o número de polícias para 640, incluindo 148 agentes da polícia e três unidades formadas da polícia.

Segundo o mais recente relatório do secretário-geral das Nações Unidas, datado de 08 de abril, a UNISFA continha apenas 40 agentes da polícia dos 345 autorizados pela extensão anterior, justificando este défice de agentes da autoridade com os atrasos na emissão de vistos pelo Sudão.

Quanto a este aspeto, a resolução 2469 expressou “elevada preocupação por o Governo do Sudão não ter emitido prontamente vistos para apoiar a mobilização de pessoal fundamental para o mandato da UNISFA”.

Em maio de 2018, segundo dados no ‘site’ da UNISFA, a missão estabelecida em junho de 2011 contava com 4.841 membros uniformizados: 4.791 militares – incluindo contingente militar, peritos em missão e responsáveis militares – e 50 membros de polícias.

A região de Abyei , na fronteira entre Sudão e Sudão do Sul, foi palco de vários conflitos, incluindo entre os dois países pela administração do território – situação que levou a ONU a lançar a UNISFA.

Abyei é também uma zona rica em petróleo, chegando, em 2003, a representar um quarto de toda a produção petrolífera do Sudão.

Em destaque

Subir