Economia

Conhece os novos preços dos táxis que servem o Aeroporto de Lisboa?

taxi

Os preços dos táxis que servem a Portela vão mudar. O protocolo está a ser renegociado e a ANA vai receber um euro por cada viagem que parta do Aeroporto da Portela. Quando o tarifário entrar em vigor as viagens até 14,8 quilómetros terão um custo mínimo de 20 euros.

O tarifário dos táxis que servem o Aeroporto da Portela vai mudar, avisa Florêncio Almeida, presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), em declarações à TSF.

O protocolo com as novas regras está finalizado, mas falta a assinatura ‘principal’: a de Fernando Medina, enquanto presidente da Câmara de Lisboa.

Para além da ANTRAL e da autarquia, a revisão dos preços envolveu ainda a ANA – Aeroportos de Portugal e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

A gestora da Portela parece ser uma das beneficiadas com o novo protocolo. Afinal, vai receber uma taxa de um euro por serviço que parta do aeroporto.

Porém, as despesas das “alterações à praça de táxis” reclamadas pela ANTRAL serão custeadas pela ANA, como explicou Florêncio Almeida: “É preciso criar novas condições para que os táxis possam exercer a sua atividade. Tem de pôr cancelas, isso tem custos e isso é para custear os custos que a ANA vai ter”.

Embora a ANTRAL tenha algumas reservas quanto à aplicação desta taxa, aceita a solução para um problema que, segundo o dirigente, o Governo continua a ignorar.

“Nunca apoiou esse euro que os táxis tenham de vir a pagar para a ANA. O Governo entende que os táxis prestam um serviço público e que devem ter acesso livre”, revelou.

O novo tarifário vai implicar um custo mínimo de 20 euros por cada serviço a partir da zona de chegadas que termine num raio de 14,800 quilómetros: a partir daí, os impulsos passam a acumular.

Em destaque

Subir