Mundo

Wikipédia: Quase um em cada 10 artigos pertencem ao mesmo autor

wikipedia 1 Chama-se Sverker Johansson, é sueco, com formação em linguística (e não só) e é autor do maior número de artigos na Wikipédia: 2,7 milhões de textos criados, o que representa cerca de nove por cento do total de textos publicados na enciclopédia livre.

Sverker Johansson, um sueco de 53 anos, tem formação académica em linguística, em engenharia, em física e em economia. Economia que o ajuda a fazer as contas ao número total de artigos que já criou para a Wikipédia, a enciclopédia livre que permite a qualquer autor criar textos (sujeitos a uma análise que garantem a autenticidade dos factos).

Este sueco já criou mais de 2,7 milhões de textos, o que representa um recorde no Wikipédia. Aquele número representa ainda cerca de nove por cento do total dos textos que a enciclopédia livre tem disponíveis.

Não há nenhum outro criador de textos para a Wikipédia que apresente um número semelhante, pelo que o recorde de Sverker Johansson parece ‘inquebrável’.

De acordo com o Wall Street Journal, um em cada três artigos de Sverker está escrito na sua língua, o Sueco, sendo que este autor cria ainda textos em dialetos filipinos.

Os temas estão de acordo com a sua formação académica, mas também abordam a temática de algumas espécies animais, bem como (e aqui Sverker Johansson pode abordar a área da engenharia civil) a descrição de cidades das Filipinas.

A curiosidade é que Sverker Johansson nem é um talento da escrita. E não se apresenta como um apaixonado pela arte. Porém, a sua cultura geral e prazer pela pesquisa permitem-lhe fortalecer a Wikipédia, um poço sem fundo de saber.

Este sueco criou um software – chamado ‘Lsjbot’, que procura a artigos por toda a Internet, permitindo recolher informação para uma média de… 10 mil artigos por dia – que utiliza como ferramenta de trabalho para este prazer que alimenta: deixar como legado naquela enciclopédia todo o conhecimento que recolhe.

A utilização daquele programa não viola as regras da enciclopédia livre, ainda que muitos dos utilizadores da Wikipédia não sejam grandes adeptos deste tipo de escrita automática.

Em destaque

Subir