Mundo

Conheça o pai que usou a doença da filha para juntar uma pequena fortuna

Nadia, a filha de Fernando Blanco, sofre de uma doença rara. O pai aproveitou para recolher vários donativos, juntando uma pequena fortuna. A burla foi agora desmascarada por um jornal.

De acordo com o El País, é verdade que Nadia Nerea sofre de atricotiodistrofia, uma doença genética extremamente rara e que provoca envelhecimento precoce, dificuldades motoras, atraso no desenvolvimento e problemas de visão.

Em Espanha, muita gente quis ajudar esta menina de 11 anos que parece ter 80.

A onda de solidariedade chamou a atenção dos media até que um jornal, o El Pais, resolveu aprofundar o caso.

Para espanto de quem se comoveu com o drama desta família, Fernando Blanco terá arrecadado mais de 300 mil euros graças à doença da filha.

Os jornalistas não encontraram qualquer prova das inúmeras consultas, tratamentos e viagens que a menina e a família têm feito nos últimos anos, em busca de uma cura ou de um alívio da dor.

Os apelos mais recentes da família referiam que a pequena Nadia estava já em estado terminal, mas não há um único registo nos centros de saúde da região, nem nos hospitais.

Por outro lado, Fernando Blanco, que fez pelo menos quatro apelos para donativos que custeassem uma viagem e uma operação (ou seja, quatro vezes) num hospital em Houston (EUA), recusa-se a dizer o nome dos cirurgiões envolvidos em qualquer uma dessas quatro intervenções.

Segundo o pai, todas as cirurgias foram programadas por Ed Brown, um cientista com ligações à NASA e aos vencedores do Prémio Nobel de Medicina de 2013.

“O doutor Ed Brown proibiu-me de dar os nomes dos cirurgiões”, alegou Fernando Blanco, que também tem resposta para o facto do nome de Ed Brown ser ‘desconhecido’ da internet: “O Dr. Brown morreu há dois anos. Ele tinha 80 anos”.

Para além de países como Guatemala, Índia, Panamá, Rússia, Brasil, Argentina, Finlândia, Cuba e Chile, em busca dos “melhores especialistas” no tratamento da atricotiodistrofia, o pai de Nadia chegou a passar um mês no Afeganistão, “debaixo das bombas”, à procura da caverna onde estaria um alegado especialista.

“A caverna no Afeganistão é uma mentira”, garantiu Juan Fernando, dermatologista do Hospital Clinic de Barcelona que participou no diagnóstico da menina.

Nas contas do El País, Fernando Blanco angariu mais de 300 mil euros em donativos desde 2009, o ano em que começou a fazer apelos.

A revelação da burla poderia dar tempo a este pai de ser operado a um cancro… que não tem.

Num dos apelos mais recentes, Fernando Blanco revelou que sofria de um tumor, já em fase terminal, mas que não podia tratar-se sem primeiro cuidar da filha. Só que a clínica onde tal cancro foi ‘diagnosticado’ não tem registos deste paciente…

Em destaque

Subir