Nas Notícias

Conheça os alimentos que parecem inofensivos mas que escondem açúcar e tornam-se perigosos

acucaracucar 600Não há dúvida de que o açúcar é perigoso e a comunidade médica alerta para o facto. Mas a Action on Sugar, uma organização não governamental, elaborou uma lista de produtos alimentares que parecem amigos e não o são. Conheça quais são.

A ingestão de açúcar em excesso provoca danos na saúde e está ligada a problemas como diabetes, por exemplo. Os médicos alertam para o problema, mas uma ONG vem agora apresentar uma lista de alguns alimentos que parecem inofensivos mas, na verdade, escondem elevadas doses de açúcar, sem que nos apercebamos.

Desde logo, a água vitaminada. Colocaria este produto na lista dos recomendáveis, certamente. Mas saiba que a água vitaminada tem, por regra, adição de açúcar. Um copo de 500 mililitros pode conter 15 gramas de açúcar. Ou seja, o equivalente a quatro colheres de chá.

O pão. Todos os dias o consumimos, com a noção dos seus perigos, mas sem pensar no açúcar que contém. Segundo a Action on Sugar, uma fatia de pão pode ter três gramas de açúcar. “Não é porque o alimento é salgado que ele tem baixo teor de açúcar”, salienta o estudo.

Os alimentos com zero por cento de gordura. Olhamos para eles como amigos, porque não têm gordura. Mas não ter gordura não significa que não tem açúcar. É o caso dos iogurtes, que se vestem com a roupa do alimento saudável, mas que, na realidade, implicam cuidados. Um iogurte de 150 gramas pode ter até 20 gramas de açúcar (cinco colheres de chá).

Da lista elaborada da Action on Sugar consta ainda a polpa de tomate, que é feita com tomates frescos e entra no nosso subconsciente como um bom alimento. Mas se é verdade que contém nutrientes, também é um facto que as latas de polpa tradicionais são um poço de açúcar.

Um estudo recente de investigadores norte-americanos revela que o consumo mundial de açúcar triplicou, nas últimas cinco décadas. E por isso há um crescente número de pacientes com obesidade, diabetes e cancro. Foi tendo essa base que a Action on Sugar elaborou esta lista de ‘falsos amigos’, que se apresentam como benéficos para a saúde, mas guardam grandes quantidades de açúcar.

Em destaque

Subir