TV

Conheça o homem que se operou a si próprio com instrumentos de dentistas

A lista de espera para as cirurgias é um dos graves problemas do serviço de saúde britânico. Graham Smith recusou esperar e resolveu operar-se a si mesmo. Correu bem e agora está internado para os cuidados pós-operatórios.

Não há maior drama para uma pessoa doente do que necessitar de uma cirurgia e saber que está numa lista de espera. Mas podia haver, caso a operação de Graham Smith tivesse corrido mal.

Este britânico, engenheiro de profissão, tinha sido operado aos intestinos em 2011, mas voltou a apresentar dores. Tinha desenvolvido uma septicemia (uma infeção generalizada) e precisava de marcar uma consulta com o cirurgião responsável pela intervenção de 2011.

Só que Graham Smith não conseguiu marcação, pois ficou em lista de espera, no hospital Aintree (em Liverpool). Farto das dores, resolveu operar-se a si próprio.

“Não estava preparado para morrer numa lista de espera”, justificou-se, numa entrevista à BBC: “Tentei fazer tudo pelas vias normais, mas estava com uma septicemia”.

Com o recurso a algumas ferramentas caseiras, como um vulgar alicate, e a instrumentos de medicina dentária, Graham Smith cortou a linha de náilon com que foi suturado em 2011 e a causa provável da infeção.

“Preferia morrer a tentar do que da septicémia”, insistiu o britânico: “Agora sou um homem novo. Durante 15 anos, tive de andar inclinado para a esquerda”.

Depois de ter ‘saltado’ a lista de espera, Graham Smith foi contactado pelo hospital, onde foi internado para receber cuidados pós-operatórios… não vá o diabo tecê-las e desenvolver outra infeção.

Em destaque

Subir