Tecnologia

Conheça as cinco principais ameaças que afetam o sistema Android

androidConheça as cinco principais ameaças que pairam sobre os smartphones que utilizam sistemas Android. Esta lista de programas maliciosos representa quase metade do total de infeções, segundo um estudo da BitDefender.

Um ‘dialer’, programa malicioso desenhado para enviar mensagens a números de tarifa especial desde os telefones dos utilizadores sem que estes se apercebam, corresponde a quase 37 por cento das infeções sofridas pelos dispositivos Android, segundo um estudo de mais de três meses de duração realizado pela BitDefender.

Conhecido como ‘Android.Trojan.Fakelnst’, este ‘dialer’ envia mensagens sms a serviços de valor acrescentado, e conseguiu enganar milhares de utilizadores, fazendo-se passar por uma atualização de poupança de energia em dispositivos Android.

O mesmo disfarce usa o ‘Android.Adware.Mobsqueeze’, que correspondeu a 5,66 por cento das infeções registadas e que usa os nomes de ‘Battery Doctor’ ou ‘Battery Upgrade’ para enganar os utilizadores.

‘Android.Spyware.SMSReplicator’ é o terceiro malware mais ativo em dispositivos Android e representa 1,75 por cento do total de infeções localizadas pela BitDefender. Esta aplicação envia, sem que o utilizador dê conta, todas as mensagens sms da vítima a um número de telefone determinado.

‘Android.Trojan.FakePlayer’ representa 1,65 por cento do total de infeções. Faz-se passar por uma aplicação de reprodução de vídeo. Contudo, uma vez instalado, envia sms a um número russo de tarifa especial, com o consequente benefício para o atacante e o gasto para o utilizador afetado.

Finalmente, o topo das cinco principais ameaças para Android é encerrado pelo Android.Trojan.Walkinwat, com um por cento das infeções. Este software malicioso pretende ser uma versão pirata de uma aplicação conhecida, mas na realidade atua como um espião copiando os dados dos contactos do utilizador, acendendo e apagando o seu telefone aleatoriamente e roubando os dados que tenha armazenados no dispositivo.

Para combater esta crescente ameaça, a BitDefender lançou recentemente no mercado o BitDefender Mobile Security, que pode ser descarregado gratuitamente através de: http://www.bitdefender.es/solutions/mobile-security-android.html

Em destaque

Subir