TV

Conheça o Alzheimer nesta viagem virtual pelo cérebro (vídeo)

Este vídeo leva-o numa viagem virtual pelo cérebro para que entenda melhor o Alzheimer, uma doença que afeta os neurónios e bloqueiam o normal funcionamento do cérebro.

Durante o desenrolar do vídeo, falado em inglês, pode clicar com o rato e arrastar a seta, acedendo à possibilidade de uma visão a 360 graus.

A doença de Alzheimer caracteriza-se pelo corte da comunicação entre os neurónios, o que impede a comunicação no interior do cérebro.

O que acontece é que as ordens dadas pelos neurónios, como subir umas escadas ou manifestar uma emoção, perdem-se entre as ramificações bloqueadas pelo Alzheimer.

A grande dificuldade em entender a doença continua a ser o completo desconhecimento sobre o que a provoca, embora já se saiba como se começa a desenvolver.

A dada altura, uma enzima (colorida de azul no vídeo) que devia libertar a  proteína precursora de amiloide (a amarelo escuro) acaba por libertar pequenos fragmentos de uma outra proteína: a  beta-amilóide (colorida a laranja).

Estes fragmentos acabam por formar uma placa que se ‘instala’ nas sinapses, por onde os neurónios comunicam.

Este é um processo natural que nos casos de Alzheimer acontece em maior quantidade: as beta-amilóides acumuladas são tantas que acabam por cortar a comunicação entre os neurónios.

A memória é a primeira função a apresentar sintomas, que podem surgir anos após o verdadeiro início da doença. Segue-se a dificuldade em organizar o pensamento, depois a capacidade de expressar os pensamentos e por fim todas as restantes funções do cérebro.

O Alzheimer ainda não tem cura e as terapêuticas atuais servem unicamente para aliviar alguns dos sintomas, embora nos casos mais graves as pessoas fiquem completamente dependentes de terceiros.

Em destaque

Subir