Nas Notícias

Conheça a nova burla difundida pelo Facebook e que enganou centenas

Burla_Via_Facebook_900Já se deparou com promoções (divulgadas no Facebook, que o remetem para um site externo) com um teste de perguntas fáceis e promessas de descontos em supermercados? Tenha cuidado. É burla e podem levá-lo à subscrição de um serviço que certamente não quer, que custa mais de 16 euros por mês e que é renovado automaticamente. Avise os seus amigos.

Está a circular no Facebook uma burla, a que a rede social e os supermercados citados são alheios, que consiste em fazer perguntas banais aos utilizadores. “Quantos triângulos vê?”, por exemplo.

A pergunta é sempre fácil. E o mais curioso é que, mesmo que erre, o sistema vai dizer-lhe que acertou. E passa à fase seguinte do ‘sorteio’, que promete descontos de mil euros em supermercados.

O sistema está a ser difundido na rede social e com imagens gráficas de supermercados conhecidos. A página criada no Facebook está a crescer de forma assinalável.

Os criadores desta burla estão a investir em publicidade na rede social para obterem maior destaque nas suas publicações.

De pergunta em pergunta, o utilizador é conduzido a uma área onde têm de inserir o número de telemóvel. Passado este patamar, é-lhe enviado código pin, que ativa o serviço.

As letras são pequenas. Por isso, vamos ampliá-las:

“Serviço de Subscrição GAME ON. O custo total do serviço é de €4,20/semana (2,1€/ SMS) com IVA à taxa legal renovado automaticamente. Quando insere no nosso site o seu Código PIN, que recebeu no seu Telefone, confirma desta forma a subscrição do serviço”.

No fundo, não está a fazer mais do que a subscrever um serviço que tem um custo superior a 16 euros por mês, renovável automaticamente, através de uma subscrição que é feita sem que o queira.

Outra curiosidade é o facto de a página (externa ao Facebook) com que se depara ter uma simulação de comentários feitos por utilizadores da rede social. São apenas comentários elogiosos ao serviço, mas criados graficamente e que não correspondem à verdadeira opinião de quem o utiliza.

Não caia no conto do vigário e avise os seus amigos.

Em destaque

Subir