Nas Notícias

Congresso de nutricionistas portugueses com apoio da… Coca-Cola e McDonald’s

O XVII Congresso de Nutrição e Alimentação, organizado pela Associação Portuguesa de Nutrição, contará com o patrocínio de diversas marcas da indústria alimentar, entre as quais a Coca-Cola e a McDonald’s. A polémica não tardou. Em declarações ao Público, um nutricionista compara o congresso a “uma feira alimentar”.

Os nutricionistas que se reúnem em congresso, a partir de hoje, numa organização da Associação Portuguesa da Nutrição, vão contar com o apoio de companhias da indústria alimentar, onde se encontram marcas como a Coca-Cola e a McDonald’s.

Escreve aquele jornal, na sua edição online, que entre os oradores estará o gestor do departamento de qualidade da McDonald’s Portugal, André Santos, que vai abordar os compromissos da cadeia de fast-food na “qualidade nutricional” dos seus produtos.

O Público cita um nutricionista, que sob anonimato se manifesta indignado. “Existe uma guerra dos nutricionistas contra os alimentos processados, foi, aliás, aplicada uma taxa ao açúcar, e, ao mesmo tempo, estabelecem-se parcerias com marcas que produzem alimentos prejudiciais à população, dando-lhes palco para que propagandeiem os seus produtos que são responsáveis por muitas doenças crónicas!?”, questiona.

O especialista lamenta que estudantes de nutricionismo e nutricionistas participem no congresso “à procura de informações e ações que promovam uma alimentação saudável” e saiam daquele encontro com o testemunho de representantes de marcas “que comercializam alimentos processados, suplementos e produtos drenantes”.

O mesmo nutricionista compara o congresso a “uma feira alimentar”.

“As pessoas saem de lá com sacos cheios de sopas instantâneas, iogurtes, refrigerantes, gelados. É uma espécie de hipermercado”, ironiza.

Também em declarações ao Público, a Associação Portuguesa de Nutrição desdramatiza. A presidente Célia Craveiro assume o “cariz comercial” do congresso, mas garante que essa característica não retira a “parte científica” daquele encontro de especialistas da nutrição.

1Shares

Em destaque

Subir