Motores

“Confiança em classificativas novas” foi essencial para Ott Tanak no Chile

Depois da vitória no Rali do Chile Ott Tanak relançou a sua campanha no Campeonato do Mundo da especialidade, sendo que o piloto da Toyota considera ter sido essencial para o êxito a confiança que sentiu em especiais que eram novidade para toda a gente.

O que é que terá feito a diferença para o estónio na prova sul-americana? As sensações que teve nas classificativas chilenas, pois foi-lhe fácil perceber desde logo até onde poderia ir em termos de andamento.

“Penso que foi importante conseguir a sensação e a confiança em classificativas novas e difíceis. No começo foi duro encontrar onde estava ao limite. Por sorte acredito que fomos os primeiros a compreender qual o tipo de ‘set-up’ que era necessário e qual o ritmo a adotar”, explica Tanak.

O piloto da Toyota adianta também: “Para mim a diferença foi feita sexta-feira à tarde. Em sintonia com o terreno e o carro conseguimos uma vantagem. Isso permitiu-nos ter uma certa margem e não atacar em força. Assim pudemos respirar melhor”.

Ainda assim, com um piloto como Sebastien Ogier atrás de si Ott Tanak não se pôde relaxar e apenas gerir a vantagem. “Foi tudo menos fácil. Quando estivemos à chuva e com nevoeiro, aquando da última especial de sábado, com pneus duros e regulações muito rígidas, posso garantir que foi mesmo difícil terminar sem cometer erros”, enfatiza o estónio.

Depois das desilusões que foram as suas participações na Volta à Córsega e no Rali da Argentina este triunfo foi determinante para a sua campanha do WRC 2019. Tanak não tem dúvidas disso: “Conhecemos um par de ralis dececionante, onde não estivemos sequer na luta pela vitória. O resultado final não estava à altura das nossa expetativas. Por isso foi importante ganhar no Chile, para nós, para os engenheiros e os mecânicos. Um sucesso dá-nos sempre emoções positivas. É a melhor motivação para continuar a trabalhar ainda mais”.

Em destaque

Subir