Nas Notícias

Confiança dos portugueses no Governo aumenta no último ano

jose_socrates_e_passos_coelhoGoverno vê confiança dos portugueses aumentar, de acordo com o inquérito anual da Edelman Trust. Portugal é o país que assinala o maior reforço de confiança nesta instituição, num total de 25 países que estiveram em análise. No entanto, é também o Governo que gera maior desconfiança, em contraste com as ONG, que estão em primeiro lugar nesta tabela.

O estudo Edelman Trust Barometer 2012 analisa os índices de confiança das populações no Governo dos respetivos países, num total de 25 avaliados. Neste inquérito, Portugal destaca-se com um aumento de 10 pontos percentuais, com o índice de confiança a passar de nove para 29 por cento.

Esta é a maior subida de todos os países avaliados, durante o último ano, o que pode representar que a discórdia de eventuais medidas de austeridade do Governo não tem eco no fator confiança, por parte dos portugueses.

Mas assinalando o Governo um aumento de confiança desta grandeza, continua, no entanto, no topo da lista das instituições políticas que provocam maior desconfiança aos cidadãos portugueses. Pode parecer um contrassenso, mas não é mais do que um fenómeno de recuperação de confiança perdida.

De acordo com o inquérito da Edelman Trust, Portugal está, contudo, muito abaixo dos níveis médios verificados nos países analisados pelo barómetro. Este estudo considera que os executivos governativos são os grandes culpados pelas situações políticas e económicas dos respetivos países.

Este estudo da Edelman Trust Barometer 2012 deixa Portugal no nível de “desconfiado”, em paralelo com os Estados Unidos e a Suécia. Está perto do nível “neutro”, numa classificação liderada pela China e os Emirados Árabes Unidos, considerados os que suscitam maior confiança nos cidadãos dos respetivos países.

Apesar de se encontrar no topo da tabela, a China viu os índices de confiança descerem, à semelhança de países como França e Espanha, ou do Japão e da Rússia. A subida de Portugal em 10 pontos contrasta com as descidas deste países, de 20 pontos percentuais.

Se os cidadãos desconfiam, acima de tudo, dos Governos, depositam confiança total nas Organizações Não-Governamentais. As ONG, com uma lieira queda de seis pontos, mantém-se no topo, com 63 por cento.

O trabalho da Edelman Trust Barometer relativo ao ano de 2012,foi feito entre os dias 10 de outubro e 30 de novembro do ano passado e contou com a auscultação a mil portugueses.

Em destaque

Subir