Mundo

Confiança das famílias cabo-verdianas diminuiu no terceiro trimestre deste ano

A confiança das famílias cabo-verdianas diminuiu no terceiro trimestre deste ano, com os preços de bens e serviços e o desemprego a aumentarem face ao período homólogo de 2017, segundo o Indicador de Confiança no Consumidor, divulgado hoje.

De acordo com este indicador do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, os resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano demonstram que o indicador de confiança no consumidor “inverteu a tendência ascendente dos últimos trimestres, revelando um abrandamento da confiança das famílias cabo-verdianas”.

“Apesar deste indicador se situar abaixo da média da série, observa-se uma evolução positiva comparativamente ao trimestre homólogo. Este resultado explica-se basicamente pela apreciação da situação económica atual do país e o desemprego relativamente ao trimestre homólogo”, lê-se no boletim do INE.

Este documento refere que, relativamente à poupança, cerca de 78 por cento das famílias inquiridas consideraram que “a atual situação económica do país não permite poupar dinheiro”.

No trimestre homólogo de 2017, esta percentagem tinha sido de 79,3 por cento.

“Para as famílias inquiridas, os preços de bens e serviços deverão aumentar, enquanto o desemprego deverá diminuir face ao trimestre homólogo”, prossegue o boletim do INE.

O documento indica que 91,9 por cento dos inquiridos tem a certeza absoluta que não tenciona comprar um carro nos próximos dois anos, enquanto 68,5 por cento das famílias cabo-verdianas inquiridas não pretende comprar nem construir uma casa (94 por cento registado no período homólogo).

Em destaque

Subir