Mundo

Conferência Episcopal Espanhola propõe sacerdócio para combater o desemprego

padresA igreja espanhola quer resolver dois problemas duma assentada: num país onde o desemprego tem vindo a acentuar-se e onde cada vez há menos padres, a Conferência Episcopal aposta numa campanha de angariação de seminaristas. Ser padre não traz “um bom ordenado”, mas garante a “riqueza eterna”.

“Somos a única classe social que não tem desemprego. No ministério sacerdotal não há desemprego, temos muito trabalho e a paga está no Evangelho e depois na vida eterna”, afirmou o bispo Juan José Asenjo, citado pelo jornal ABC. O prelado juntou a voz à campanha da Conferência Episcopal Espanhola, que quer ‘recrutar’ padres numa sociedade onde o desemprego é cada vez mais uma realidade.

Através dum vídeo, intitulado “Prometo-te uma vida apaixonante” e que já foi visto quase 200 mil vezes, vários padres deixam argumentos a favor do sacerdócio: “não te prometo um bom salário, prometo um trabalho fixo”; “não te prometo uma decisão fácil, prometo que nunca te arrependerás”.

Se o salário não é “bom”, é pelo menos garantido durante seis anos, o tempo que dura o curso no seminário. A isto somam-se o alojamento e a alimentação. “Queremos chegar às redes sociais, aos adolescentes e jovens que não vão à igreja e não leem os cartazes sobre os seminários”, explicou o presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Universidades, Josep Ángel Sáiz, citado pela BBC Mundo.

Os números revelam que em Espanha já existem mais de cinco milhões de desempregados. Quanto aos seminaristas, estão registados 1278, salientando-se um ligeiro aumento após nove anos em queda.

Em destaque

Subir