Motores

Condições climatéricas alteram percurso do Rali da Suécia

RaliSuecia016

O Rali da Suécia, segunda prova do campeonato do mundo da especialidade, que se disputa no próximo fim-de-semana, vai ter o seu percurso alterado devido às condições climatéricas.

Normalmente caracterizado pela neve, a prova escandinava viu as estradas transformadas em lama pela subida da temperatura, que derreteu o gelo acumulado.

Os pneus de pregos, que seriam naturalmente obrigatórios nos reconhecimentos de um rali como o da Suécia, provocariam estragos e tornariam as estradas impossíveis de serem usadas na prova.

Contudo os organizadores decidiram-se por rever o percurso das equipas, com as 21 especiais a serem reduzidas a 12 e a distância de troços cronometrados a descer de 331 km para 241,4 km.

As temperaturas na região de Hagfors (onde está baseado) o rali, desceram esta segunda-feira aos 4 graus centígrados, embora esteja previsto que baixe mais para o final da semana.

RaliSuecia216

Durante a noite a temperatura pode descer aos 11 graus negativos, e os organizadores esperam que tal permita não fazer mais cortes no percurso, tendo também atrasado os reconhecimentos em cerca de 24 horas, de quarta-feira para quinta-feira, ao mesmo tempo que cancelaram o ‘shakedwon’ previsto para os arredores de Karlstad, juntamente com a super-especial noturna de quinta-feira.

A maior parte da ação da prova é concentrada na fronteira com a Noruega, mas a dupla passagem por Kirkenaer foi anulada, deixando para disputar seis classificativas perfazendo 118,3 km.

No sábado de manhã o troço de Rammen foi também cancelado, mas far-se-á da parte da tarde, enquanto Fredriksberg será percorrida de manhã mas não à tarde e a curta especial de Hagfors Sprint foi retirada.

Contudo, ambas as passagens por Vergassen – que inclui o famoso salto de Coli Crest – terá lugar e será transmitido em direto pela televisão, juntamente com a super-especial de sábado à noite em Karlstad.

No domingo só se disputará uma passagem pela classificativa de Lesjofors e a Power Stage (Varmulssen), também transmitida em direto na TV.

Em destaque

Subir