TV

Condenado outra vez, Berlusconi evita a prisão por não poder recorrer

Silvio Berlusconi foi condenado a três anos de prisão, por subornar um senador, mas a pena não é para cumprir. O caso data de 2006 e vai prescrever em novembro, pelo que o ex-primeiro-ministro italiano só tem de interpor recurso para que este não chegue a iniciar-se.

Ainda não é desta que Silvio Berlusconi, de 77 anos, vai para a prisão.

O antigo primeiro-ministro de Itália foi condenado por um tribunal de Nápoles por ter subornado o senador Sergio de Gregorio, em 2006, com o intuito de fazer cair o Governo de Romano Prodi (de centro-esquerda).

Sergio de Gregorio tinho sido eleito pelo partido Itália dos Valores, que fazia parte da coligação governativa de Prodi. Por três milhões de euros, o senador ‘assinou’ pelo Forza Itália (o partido de Berlusconi), contribuindo para um processo que terminou em 2008 com a queda do Governo.

Esse valor de três milhões de euros foi “um investimento económico colossal para conseguir o único resultado que interessava a Berlusconi, que estava obcecado com o desejo de mandar Romano Prodi para casa a fim de ocupar o lugar”, como acusou o procurador Vincenzo Piscitelli.

Os magistrados condenaram ‘Il Cavalieri’ a três anos de prisão, mas a pena não é para cumprir.

Isto porque basta a Berlusconi interpor recurso para não voltar a tribunal (pelo menos, no âmbito deste caso). Como o processo prescreve em novembro, a justiça italiana não conseguirá dar início ao eventual julgamento de recurso.

Refira-se que os dois envolvidos manifestaram posições opostas: Sergio de Gregorio admitiu as acusações que lhe imputaram, mas Berlusconi declarou-se inocente.

Em destaque

Subir