Economia

Concursos de obras públicas sobem 71% até outubro e contratos celebrados 16%

Os concursos de obras públicas lançados até final de outubro aumentaram 71 por cento face ao mesmo período de 2018, para 3.535 milhões de euros, e os contratos celebrados subiram 16 por cento para 2.092 milhões de euros, informou hoje a AICCOPN.

Segundo se lê na edição de novembro do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “apesar de elevado”, o valor dos concursos públicos de empreitadas publicados em Diário da República até outubro “corresponde a mais do dobro do volume total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos no mesmo período, que foi de 1.627 milhões de euros”.

Nos primeiros 10 meses de 2019, o total de contratos celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas atingiu 1.627 milhões de euros, mais 27 por cento em termos homólogos.

Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias continuaram em queda (-7,0 por cento), atingindo 379 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados por concursos públicos cresceram 27 por cento, para 1.627 milhões de euros.

Em destaque

Subir