Categorias: Nas NotíciasPaís

Concorrência aplicou multas de 13,6 ME no último ano e meio

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou coimas de 13,6 milhões de euros em 2018 e primeiro semestre deste ano, período em que tomou 10 decisões, das quais cinco condenatórias, duas de compromissos e três arquivamentos.

O balanço foi feito pela presidente da AdC, Margarida Matos Rosa, numa audição no parlamento para apresentar o plano de atividades para este ano, tendo dado conta do registo de seis operações de busca e apreensão a 18 instalações de 23 entidades e oito aberturas de inquérito durante esse período.

Por setor, as entidades alvo de buscas pelos elementos da AdC eram a maioria da saúde (41 por cento) e das telecomunicações (17 por cento).

Quanto a práticas restritivas, a presidente da AdC falou sobre a condenação das seguradoras Fidelidade e Multicare ao pagamento de coimas no montante global de 12 milhões de euros, devido à constituição de cartel de repartição de mercados através da alocação de clientes.

Sobre decisões sancionatórias tomadas em 2018 e no primeiro semestre, a AdC diz ter registado 85 novos processos judiciais e 92 decisões judiciais, enquanto o balanço de controlo de operações de concentração, em 2018 e nos primeiros seis meses deste ano, foi de 70 decisões finais.

Entre essas operações, a presidente da AdC, na sua intervenção no parlamento, destacou o caso Altice/Media Capital, entre fevereiro e junho de 2018, que passou a investigação aprofundada e posterior extinção, uma vez que a operação poderia significar um aumento de custos de 100 milhões de euros por ano para os concorrentes, que se refletiria nos consumidores, ao aumentar, por exemplo, o preço pago pelas famílias em pacotes de telecomunicações.

Margarida Matos Rosa salientou ainda a decisão quanto ao grupo HPA Saúde/Hospital São Gonçalo de Lagos, em maio deste ano, estando a decorrer uma investigação aprofundada à concentração, por não se poder excluir que resulte em entraves significativos à concorrência efetiva no mercado da prestação de cuidados de saúde hospitalares por unidades privadas no Algarve e de consultas médicas em ambulatório.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias