Nas Notícias

Concessão da RTP: Privados sugeriram ao Governo fecho da RTP2 e criação de mais dois canais

rtp logoEm junho, quando a hipótese de concessão da RTP1 não tinha ainda sido avançada, a SIC e a TVI propuseram ao Governo o encerramento do segundo canal, o fim da publicidade na RTP1 e a atribuição de duas novas licenças a funcionar em sinal aberto na TDT.

De acordo com a própria RTP, citando o Jornal de Negócios, o objetivo dos dois canais privados é reestruturar o setor audiovisual, através da criação de dois canais em sinal aberto na Televisão Digital Terrestre (TDT).

Um seria gerido pela SIC e o outro pela TVI, alargando assim a oferta disponibilizada pela TDT. Numa primeira fase, os dois novos canais estariam isentos de publicidade, aproximando-se do conceito de serviço público.

As duas estações beneficiariam dos 140 milhões de euros provenientes da taxa de contribuição audiovisual (atualmente concedida exclusivamente à RTP) e garantiriam o monopólio das receitas da atividade publicitária – sendo esta última a maior preocupação de ambas, no contexto do processo de privatização inicialmente traçado pelo Governo para o canal público.

O modelo sugerido contempla, inclusive, uma gestão tripartida dos meios de produção, a fim de se reduzirem os custos de cada operador. No entanto, a proposta não teve ainda qualquer resposta da parte do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Em destaque

Subir