Mundo

Comunidades autónomas espanholas terão fundo de ajuda de financiamento

luis_de_guindos_1Luis de Guindos, ministro da Economia espanhola, anunciou hoje a criação de um fundo, onde as comunidades autónomas poderão aceder a um máximo de 18 milhões de euros, para liquidar as dívidas de cada região independente.

O fundo foi criado pelo governo esta sexta-feira, e apresentado pelo ministro da Economia, Luis de Guindos, numa conferência de imprensa, após reunião do conselho de ministros.

Este fundo visa financiar as regiões autónomas espanholas, para a liquidação das dívidas destas regiões.

Acerca desta nova medida, Luis de Guindos mostrou que este será um fundo financiado em parte pelo Tesouro espanhol, através de um empréstimo de seis mil milhões de euros, de lotarias do Estado, onde o restante provém do Tesouro, ainda que não esteja previsto que o número de leilões possa aumentar.

O Ministério do Orçamento é que ficará encarregue da gestão destes empréstimos e a adesão a este será voluntária, conforme citado pelo periódico espanhol ‘El País’.

De Guindos frisa que as comunidades terão um empréstimo máximo de 18 milhões de euros, para cobrirem as dívidas regionais, caso não o consigam fazer por meios próprios. Como resposta, serão acionadas novas condições de saneamento orçamental, conclui o ministro espanhol.

Luis de Guindos sublinhou ainda que tais medidas foram constituídas, não pela situação atual dos mercados, mas por estas serem “imprescindíveis”.

Em destaque

Subir