Nas Notícias

Comunidade portuguesa na Dinamarca em ação solidária pelos incêndios

A comunidade portuguesa em Copenhaga, capital da Dinamarca, promoveu este sábado uma vigília de solidariedade no âmbito da iniciativa “Portugal Contra os Incêndios”. A vigília, com flores, velas e bandeiras, contou com várias dezenas de pessoas, entre as quais Rui Macieira, embaixador português.

A ação estava agendada para as 17 horas locais – menos uma em Portugal – de forma a coincidir com as manifestações previstas no país, que entretanto ficaram manchadas pela violência (ver aqui), e teve lugar junto à embaixada portuguesa em Copenhaga.

Um dos promotores da iniciativa, Daniel Carvalho, confessou à agência lusa os minutos de silêncio “dedicados às vítimas e familiares” dos incêndios que pintaram Portugal de negro nos últimos dias.

“O senhor embaixador, Rui Macieira, fez questão de estar connosco, agradeceu a iniciativa e juntou-se a nós em alguns minutos de silêncio que dedicámos às vítimas e familiares dos terríveis incêndios que vitimaram tantas pessoas no último fim de semana em Portugal”, disse Daniel Carvalho.

As várias bandeiras portugueses que compunham um espaço junto à embaixada serviram de depósito para as várias velas e flores que os participantes portugueses, dinamarqueses e da Galiza transportavam.

“O tempo frio, acompanhado de chuva, não ajudou, mas estamos satisfeitos com a adesão das pessoas. Os portugueses que aqui vieram, cerca de 50, em representação de muitos outros que não puderam vir, vincaram nesta revolta silenciosa a sua indignação pelo que aconteceu, esperando que sejam tomadas todas as medidas que previnam este tipo de tragédias”, realçou Daniel Carvalho.

O investigador português, de 23 anos, confessou que espera que a vigília una ainda mais a comunidade portuguesa e admitiu que, apesar da distância, “todos têm um enorme orgulho e muitas saudades do país”.

Os incêndios que deflagraram no passado domingo, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 44 mortes e cerca de 70 feridos.

 

 

Em destaque

Subir