Nas Notícias

Comprimidos para asma podem travar crescimento nos bebés

As crianças que tomam medicamentos para a asma antes dos 2 anos de vida poderão ver o seu crescimento afetado, de acordo com um estudo apresentado na Conferência da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica.

Uma pesquisa realizada com 12 mil crianças detetou uma ligação entre o consumo de medicamentos de combate à asma e o desenvolvimento dessas crianças.

De acordo com este estudo, as crianças que tomaram corticoides inalados com a finalidade de tratar a asma viram o seu o crescimento afetado.

Antti Saari, investigador da University of Eastern Finland que orientou este estudo, aponta para uma ligação com pesquisas anteriores que davam conta do mesmo perigo.

Nesse sentido, apontam para a precaução médica, quando prescrevem medicamentos como corticoides em crianças muito pequenas.

Estes medicamentos, porém, e segundo a organização Asthma UK, cumprem um papel importante no combate a crises de asma e controlam a doença, na infância. Reduzem o número de ocorrências e de deslocações ao hospital.

E por isso os corticoides inalados são o principal tratamento para a asma, ainda que possam provocar efeitos secundários em alguns pacientes.

Assim, os investigadores aconselham a um cuidado redobrado por parte dos médicos e a um acompanhamento especial de dados relativos ao desenvolvimento da criança. A pesagem e medição devem merecer atenção. Caso se note um indicador desviante, devem tomar-se precauções.

“É importante que os médicos pensem duas vezes antes de receitar este tipo de medicamento a crianças com menos de 2 anos”, salientou Saari.

Antti Saari e a sua equipa de investigadores, para a realização deste estudo, analisaram a altura e o peso dos pais e das próprias crianças, avaliando, ao mesmo tempo, a dose de medicamento que consumiam. Depois, calcularam o peso e a altura.

Os investigadores notaram uma relação entre os corticoides inalados e o crescimento, verificando que este era afetado pelos medicamentos em questão. A redução do desenvolvimento pode atingir os três centímetros.

Em destaque

Subir