Economia

Compras: Apple apanha Faceship, a empresa de movimentos de Star Wars

A poderosa Apple comprou a Faceshift, empresa que capturou movimentos faciais para utilização nas personagens do mais recente filme da saga Star Wars. A Faceshift é a responsável pela tecnologia que dispensa as ‘marcas’ de captura nas caras dos atores.

A marca da maçã pode estar a preparar um ‘salto’ para a indústria da realidade virtual.

Este debate foi agitado pelo anúncio de que a Apple comprou a Faceshift, a empresa que capturou os movimentos faciais que são vistos em algumas personagens do filme ‘Star Wars: O Despertar da Força’.

Entre as companhias que operam na área do software de animação 3D, a Faceshift distingue-se por ter desenvolvido uma tecnologia que captura as expressões faciais sem as ‘marcas’ que permitem estabelecer uma matriz do rosto.

Essas marcas, aplicadas nas caras dos atores, são um dos fatores que mais elevam os custos associados à captura de movimentos.

A Apple não revelou o investimento feito na aquisição, apontando, em comunicado, que de vez em quando ‘vai às compras’.

“A Apple compra companhias tecnológicas mais pequenas esporadicamente, mas geralmente não discutimos o nosso propósito ou plano”, realçava esse comunicado.

O site da empresa descreve o Faceshift Studio como “uma solução de software de reconhecimento de movimento da face que revolucionou a animação facial, tornando-a possível em qualquer secretária”.

“O software analisa os movimentos da cara do ator e descreve-os numa mistura de expressões básicas, orientação da cabeça e direção do olhar. Essa descrição é depois utilizada para animar personagens virtuais, em qualquer área que exija esse tipo de animação, seja a produção de um jogo ou de um filme”, explica o site da Faceshift.

Em destaque

Subir