Mundo

Complicações de saúde provocaram a morte de Dhlakama

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, morreu hoje pelas 08h00 (menos uma hora em Portugal) na Serra da Gorongosa, centro de Moçambique, devido a problemas de saúde, disse à Lusa fonte partidária.

O corpo deverá ser transferido na sexta-feira para o Hospital Central da Beira, acrescentou.

A líder da bancada parlamentar da Renamo e sobrinha de Dhlakama, Ivone Soares, lidera um grupo de deputados e figuras do partido que estão a caminho da Serra da Gorongosa.

Este grupo partiu de Maputo e chegou ao final do dia à cidade da Beira, por via aérea, e percorre agora de carro o resto do percurso, referiu a mesma fonte à Lusa.

Afonso Dhlakama terá sofrido uma crise relacionada com diabetes, acrescentou, o que levou os guardas com que se encontrava na sua residência a pedir apoio aéreo, fretado a uma empresa privada da cidade da Beira, para transferir o líder da Renamo.

Um helicóptero deslocou-se até à Serra da Gorongosa, mas sem conseguir encontrar um local apropriado para aterragem junto à casa do líder da Renamo.

Depois de descer a alguma distância, um médico assistiu Dhlakama, mas terá indicado que ele dificilmente resistiria ao transporte para o helicóptero, acrescentou a mesma fonte partidária à Lusa.

A morte de Afonso Dhlakama, 65 anos, acabaria por ser declarada no local.

Em destaque

Subir