Desporto

Competições europeias: Málaga e mais cinco clubes excluídos em 2013/14

uefa logo 1UEFA castiga o emblema da Andaluzia devido ao incumprimento do Fair-Play financeiro, em que os clubes são obrigados a gastar menos do que aquilo que conseguem em receitas.

O Málaga, emblema espanhol que vai defrontar esta época o FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, não poderá participar em competições europeias na próxima temporada (2013/14).

A decisão é da própria UEFA, que castiga assim o clube de Duda e Eliseu pelo incumprimento do Fair-Play financeiro a que as instituições desportivas estão obrigadas. Além deste castigo nas provas, o Málaga vai ter ainda de pagar uma coima a rondar os 300 mil euros. Caso não o faça até final de março de 2013, também não entra nas contas das mesmas competições em 2014/15.

Mas há mais. Além de Málaga, Rapid Bucareste, Hadjuk Slit, Osijek, Partizan e Dínamo de Bucareste, também estão fora das provas (Liga dos Campeões e Liga Europa), na próxima época.

A UEFA enviou ainda outros ‘avisos’. Arsenal de Kiev e Vojvodina têm de pagar uma multa, cujo valor não é para já conhecido. Caso não o façam, seguem o mesmo caminho na próxima temporada.

Segundo o organismo que tutela o futebol europeu, todos este clubes, o Málaga inclusive, têm ordenados e pagamentos a fornecedores em atraso.

Recorde-se que o Málaga ficou no quarto lugar na Liga Espanhola na época passada, conseguindo assim uma histórica qualificação para a Liga dos Campeões. Atualmente, o emblema da Andaluzia segue curiosamente também na quarta posição, a cinco pontos do Real Madrid.

Já na Champions, o clube espanhol conseguiu terminar a primeira fase na liderança do Grupo C, à frente de AC Milan, Zenit e Anderlecht, e sem qualquer derrota nos seis jogos disputados, tornando-se assim a grande surpresa da prova, até então. Seguem-se agora os oitavos de final, onde vai encontrar o FC Porto.

Em destaque

Subir