Nas Notícias

Competição pela melhor app criada por jovens arranca nos Açores

A maior competição portuguesa pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais está de volta e começa já esta sexta-feira.

No primeiro encontro regional da quarta edição do Apps for Good, que decorrerá na Escola Secundária Domingos Rebelo nos Açores, equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (apps) que solucionam problemas reais.

O encontro contará com vários membros do governo regional dos Açores, como João Pedro Resendes (Direção Regional da Juventude) e Luís Amaral (Direção Regional da Ciência e Tecnologia), estando igualmente presente José Cascalho (Universidade dos Açores), Fernanda Ledesma (ANPRI), André Ruela (Expolab – Centro Ciência Viva) e Lázaro Raposo (Cereal Games). O júri irá escolher a melhor solução tecnológica que estará no evento final, em setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

“O Apps for Good desenvolve a capacidade criativa e inovadora dos jovens, sendo a tecnologia um meio e não apenas um fim, na resolução de problemas e de causas sociais que permitam criar uma sociedade mais cívica e mais sustentável”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI.

Lançado há cinco anos pelo CDI, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.

O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

Em destaque

Subir