Cultura

Companhia Olga Roriz comemora 20 anos no Rivoli com peça política

Propriedade_Privada_Alipio_Padilha_900

Nas comemorações do 20.º aniversário da Companhia Olga Roriz, o Teatro Municipal do Porto apresenta dia 11 de julho, às 21h30, no Grande Auditório Manoel de Oliveira do TM Rivoli, ‘Propriedade Privada’.

Estreada em 1996 em homenagem aos 100 Anos do Cinema, ‘Propriedade Privada’ é, segundo a coreógrafa e bailarina, uma peça “politicamente incorreta, agressiva, violenta, holocáustica.”

Dezanove anos depois e com um elenco renovado, Olga Roriz leva ao palco do Rivoli ‘Propriedade Privada’, aquela que é a sua única peça política.

A Companhia Olga Roriz, fundada em 1995 com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e dirigida pela coreógrafa Olga Roriz, tem sido ao longo destes 19 anos uma referência de qualidade profissional e artística no panorama nacional e internacional da dança contemporânea portuguesa.

Carateriza-se e diferencia-se pelo facto de ser uma companhia de autor que criou uma vasta obra com um perfil e estilo próprios.

Todas as produções são o resultado de um intenso processo criativo, de investigação, partilha e reflexão.

Tem apresentado as suas produções em todos os espaços culturais de referência nacionais. Internacionalmente já atuou em Cabo Verde, França, Itália, Alemanha, Polónia, Brasil, Espanha, Checoslováquia, EUA e Macau.

Olga Roriz frequentou o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos, com Ana Ivanova, assim como o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

Em 1976, integrou o elenco do Ballet Gulbenkian sob a direção de Jorge Salavisa, onde permaneceu até 1992 como primeira bailarina e coreógrafa principal. Em maio de 1992, assumiu a direção artística da Companhia de Dança de Lisboa.

Em fevereiro de 1995, fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é diretora e coreógrafa. O seu repertório na área da dança, teatro e vídeo é constituído por mais de 90 obras.

Em destaque

Subir