Nas Notícias

Companhia de Alcobaça leva teatro de marionetas a São Tomé e Príncipe e Angola

A companhia S.A. Marionetas de Alcobaça vai levar a São Tomé e Príncipe duas das suas produções mais premiadas internacionalmente, numa viagem que inclui ainda passagem por Angola, onde vai apresentar um espetáculo.

Na deslocação promovida pelo Camões – Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe e pelo Arte Institute, este mês, a S.A. Marionetas apresenta o espetáculo “etc…”, que será encenado no Príncipe e na cidade de São Tomé.

Em Angola, na cidade de Luanda, será apresentado no dia 17 de novembro, na Escola Portuguesa o espetáculo “Teatro Dom Roberto”.

Entre as apresentações daquelas que são “as produções mais premiadas internacionalmente”, a companhia divulgou hoje que irá coordenar uma formação em construção e manipulação de marionetas, que terá lugar no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe.

“etc…”, um espetáculo sem palavras, é, de acordo com a companhia, “feito de pequenas histórias de um lugar onde os seus habitantes vivem as mais variadas peripécias”.

A inocência das ações “resulta em momentos hilariantes de humor vividos pelas personagens esculpidas em esponja” num espetáculo em que “os sons e os movimentos substituem as palavras” e as marionetas cativam o público “com a sua simplicidade”, pode ler-se numa nota à imprensa.

A peça é um original com encenação de José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre, já premiada em países como Polónia, China, Tailândia, Cazaquistão e Roménia.

Na tentativa de “não deixar desaparecer o Teatro de Robertos enquanto herança cultural portuguesa”, a companhia de Alcobaça tem marcado presença em vários países, trazendo para Alcobaça diversos prémios.

A S. A. Marionetas – Teatro e Bonecos é uma companhia profissional radicada em Alcobaça, que desde 1979 produz originais em português, promovendo e divulgando o Teatro de Marionetas.

Em destaque

Subir