Nas Notícias

Companhia aérea de bandeira nacional do Botsuana vai fazer voos diretos para Moçambique

A linha aérea Air Botswana vai começar a efetuar voos diretos para Moçambique, no âmbito de um acordo assinado hoje entre os dois países, anunciaram hoje os chefes das diplomacias dos dois estados.

“Esperamos que nos próximos tempos vejamos uma aeronave da Air Botswana aterrando em Moçambique”, disse Unity Dow, ministra dos Assuntos Internacionais e Cooperação do Botsuana.

Unity Dow falava momentos após um encontro entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, no âmbito de uma visita de trabalho que o chefe do Estado tswana realiza desde hoje a Moçambique.

O acordo, que foi assinado por Unity Dow e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco, prevê que a ligação aérea direta entre os dois países arranque antes de 2020.

“Nós acreditamos que Moçambique é também uma entrada para o mundo e por isso era importante garantir a cooperação neste domínio”, afirmou Unity Dow, acrescentando que a Air Botswana tem estado a investir na aquisição de novas aeronaves para garantir a sua presença em novos territórios.

Também o chefe da diplomacia moçambicana entende que a assinatura deste acordo abre uma nova etapa nas relações entre os dois países, garantindo que o instrumento “vai ser uma realidade”.

“Os cidadãos dos dois países vão passar a voar entre os dois territórios sem ter de passar por aeroportos de outros países”, disse José Pacheco, acrescentando que existe vontade política entre os dois Governos para dinamizar a cooperação.

A Air Botswana já tinha um acordo SPA (special prorate agreement) com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) assinado em julho, um instrumento que prolonga a rede de rotas da companhia do Botsuana através de escalas em Joanesburgo para sete destinos da LAM, incluindo um número de cidades comerciais e estâncias balneares.

Além deste acordo, os dois Governos assinaram também um documento que prevê a cooperação nas áreas de arte e cultura, um instrumento que vai garantir a colaboração entre museus dos dois estados, bem como a interação entre artistas.

Na sequência da visita de Mokgweetsi Masisi, grupos técnicos dos governos dos dois países têm estado a interagir para abrir mais linhas de cooperação, tendo a energia, agricultura e o transporte sido os principias setores nas conversações.

“As relações entre os dois estados são excelentes e a nossa intenção é melhorá-las”, concluiu José Pacheco.

Esta é a segunda visita do Presidente Mokgweetsi Masisi a Moçambique, desde que tomou posse como Chefe de Estado do Botsuana a 1 de abril de 2018.

Em destaque

Subir