Nas Notícias

Como sei se o meu cão está a sofrer ou sentir dor?

Algumas dicas para identificar a dor no seu cão. Como perceber que ele está a sofrer? A que detalhes devemos estar atentos?

Como sei se o meu cão está a sentir dor? O sofrimento dos animais é um tema que ganha cada vez mais atenção por parte da comunidade científica.

E desde a Declaração de Cambridge sobre a Consciência (2012), reconhece-se que os animais têm consciência da dor. Em particular os mamíferos.

Apesar de tudo, a dificuldade de reconhecer sinais do sofrimento dos animais é grande. E sobretudo quando procuramos identificar demonstrações humana da dor.

Não confunda apatia do seu cão com o necessário descanso

E os animais têm formas de expressar a dor? Sim, respondem os especialistas.

Como sei se o meu cão está a sentir dor?

No caso dos cães, muitas vezes só os donos reconhecem o sofrimento: quando os animais, por exemplo, passam vários dias sem comer. E há sempre sinais que nos escapam, mas se estivermos atentos podem poupar momentos de aflição ao cão e a corrida ao veterinário.

Mudanças de comportamento

Qualquer alteração ao comportamento habitual poderá ser um sintoma de dor. Uma postura ligeiramente mais agressiva durante uma brincadeira poderá significar que o cão sente dor num dente, por exemplo.

A descida da temperatura baixa traz uma maior apatia do animal. Uma vez que o frio aumenta a sensibilidade à dor nas articulações, este pode ser outro sinal de alerta. E em especial se o cão já tiver alguma idade.

Observe os comportamentos que possam passar despercebidos

Uivos e latidos são indicadores de que algo não está bem. E as lambidelas repetidas num mesmo local.

Um aumento relevante do consumo de água pode significar um problema renal – por exemplo, diabetes e uma eventual doença hormonal.

A cabeça inclinada ao andar pode ser sinal de uma otite ou inflamação ocular e de um possível distúrbio neurológico. Correr atrás da própria cauda com frequência exagerada pode também ser sinal de distúrbio neurológico.

Outros sinais menos evidentes

Se os olhos ficarem amarelados, por exemplo, é provável que seja icterícia ou uma doença ocular.

Sinais comuns de que o cão poderá estar a sentir alguma dor são:

  • perda de apetite
  • chacoalhar a cabeça
  • rebolar (mais do que o habitual)
  • engasgamentos

E é importante mantermos uma vigilância ativa sobre o cão. Procure identificar qualquer comportamento não habitual. E encontra nos animais sinais que estão em sofrimento.

Mantenha uma vigilância ativa sobre o cão

Em destaque

Subir